Regularização de obra em SP

Siga nossas redes sociais!

As obras de construção civil passam por uma série de procedimentos para que possam ser averbadas (inseridas) na matrícula de registro do imóvel. Dentre os procedimentos está a necessidade de cadastrar a obra junto à Receita Federal, pagar as contribuições sociais relativas aos trabalhadores que executaram a obra e, ao final, regularizar e emitir certidão negativa de débitos da obra.

 Antes de mais nada, assim como informado em posts anteriores é necessário, para início de uma obra, que o responsável tenha o alvará de construção ou de demolição em mãos. Caso não o obtenha, fique tranquilo, podemos te ajudar nisso!

Como regularizar a obra 

Uma regularização extremamente importante antes de realizar uma construção ou demolição, é a obtenção da matrícula CNO no Cadastro Nacional de Obras, cadastro esse gerenciado pela Receita Federal.

O CNO armazena informações sobre a obra e os responsáveis. Esse documento permite que o responsável faça todas as suas obrigações tributárias em relação a obra, para que possa obter a certidão de regularidade fiscal.

Dado início a obra, na finalização deve ser obtido o habite-se junto a prefeitura local. Então, chegou o momento de regularizá-la por meio do Serviço Eletrônico para Aferição de Obras (Sero) e, em seguida, emitir a certidão de regularidade fiscal da obra.

Após a conclusão do processo digital, se não houver pendências fiscais, a Certidão Negativa de Débitos (CND) é emitida, para então, posteriormente realizar a Averbação – após a regularização e com a CND em mãos, é possível fazer a averbação da obra no Cartório de Registro de Imóveis.

Emitindo a certidão de obra

Feito ambos os processos anteriores, agora fica fácil fazer a emissão da certidão da obra.

Com todo o cadastro feito pelo Sero, a certidão vai ficar disponível e para ter acesso a ela, basta informar o número de inscrição do Cadastro Nacional de Obra (CNO) e a ordem de aferição localizada no Serviço Eletrônico Para Aferição de Obra (Sero).

Depois disso você poderá obter a certidão, sendo ela Certidão Negativa de Débitos (CND), Certidão Positiva Com Efeitos de Negativa (CPEND) ou Certidão Positiva de Débitos (CPD).

Escolhendo o modelo de certidão que desejar emitir, está feito. Basta obter a certidão desejada para então dar andamento na averbação do seu imóvel ou propriedade.

De forma breve, a averbação é realizada para registrar qualquer tipo de alteração relacionada à situação do proprietário ou à propriedade. Ela informa todas as atualizações de informações que ocorreram no registro do imóvel.

A C.R.O Demolidora conta com um setor responsável para cuidar da parte burocrática da sua obra, ou seja, desde a abertura da matrícula CNO até a obtenção da CND. Alinhado às informações administrativas, tais como, números de funcionários alocados, percentual de mão de obra gerada, formalização e entrega de GFIP, encargos, abatimentos. Seguimos o melhor caminho para nossos clientes de forma sucinta.

Gostou das informações ?

Quer saber mais sobre ?

Continue nos acompanhando e acesse as publicações anteriores.

Até o próximo!

Contamos com as melhores soluções
para o seu projeto

Todos os direitos reservados
© 2020 - C.R.O Demolidora
Responsabilidade Social: